Nuvens de armazenamento de dados são ferramentas cada vez mais comuns no cotidiano de professores e pesquisadores. Estes usuários utilizam nuvens para armazenar e o compartilhar dados como notas de aula e resultados de pesquisas científicas. Para isto, utilizam-se de nuvens comerciais como o DropBox ou o Microsoft One Drive. Essas ferramentas são muitas vezes disponibilizadas gratuitamente e oferecem um grande número de benefícios a seus usuários.
Em geral, nuvens comerciais armazenam dados em servidores no exterior. Esses servidores bem como os dados armazenados por eles são regidos pelas leis dos países onde eles estão localizados. Outra desvantagem é relativa aos termos de uso. Eles podem ser alterados livremente, de acordo com o interesse das empresas. Por fim, o armazenamento de dados em nuvens externas tem o potencial de facilitar o monitoramento não autorizado de dados.
A plataforma edudrive@RNP visa oferecer um serviço de armazenamento de dados em nuvem genuinamente nacional, principalmente para professores e pesquisadores. Para isso, o edudrive@RNP dispõe de servidores no Brasil e utiliza-se de tecnologias de código aberto. O serviço também prioriza o sigilo de dados, de forma que a as chaves criptográficas são salvas em hardware seguro (HSM).